1º Fórum Universitário Internacional para o Empreendedorismo e Inovação
A Universidade de Tomé e Príncipe, e Ministério da Educação, Cultura e Ciência em parceria com e a Organização das Nações UNIDAS para o Desenvolvimento Industrial – UNIDO, no âmbito do cumprimento do seu plano estratégico,
Realiza Iº Fórum Universitário Internacional para o Empreendedorismo e a Inovação, sob o lema: “O Ensino Superior para a Transformação Económica, Visão 2030”, no Anfiteatro da Universidades de São Tomé, nos dias 20 e 21 de junho do corrente ano. Esta conferência que terá com objetivo agregar esforços através da Universidade, instituições e entidades nacionais e internacionais com o propósito de desenvolver uma Visão de Futuro, através da identificação de competências empreendedoras para a elaboração de políticas orientadas para a criação e desenvolvimento de projetos inovadores no ensino superior em São Tomé e Príncipe.
Zoom Videoconferência, e presencial
A Universidade de Tomé e Príncipe, no âmbito do cumprimento do seu plano estratégico, alia-se ao Ministério da Educação, Cultura e Ciência, à Organização das Nações UNIDAS para o Desenvolvimento Industrial – UNIDO e com as outras universidades privadas do país no sentido de elaborar estratégias que possam colocar a cultura empreendedora no centro das suas acções científico-pedagógicas. Nestes termos pretende levar a cabo nos dias 20 e 21 de Junho de 2023, o 1º Fórum Universitário Internacional para o Empreendedorismo e Inovação com carácter híbrido e presencial denominado “O ensino Superior para a transformação Económica. Visão 2030”.
O objectivo é juntar esforços para desenvolver uma VISÃO DE FUTURO, expondo e compartilhando com todos a visão estratégica da Universidade de como o ensino superior pode ajudar no desenvolvimento de um curriculum orientado ao uso de competências em áreas como o ambiente, a energia, e a transmissão digital.
Partindo desses pressupostos, a USTP vem trabalhando no sentido de construir uma plataforma, usando as competências empreendedoras para junto com formuladores de políticas educacionais e profissionais, moldar a inovação para as transições digital e verde, bem como a inovação de “tecnologia profunda” e os mecanismos através dos quais, o ensino superior pode contribuir para o desenvolvimento dessas competências.
Este fórum será o primeiro de uma série de eventos com as universidades nacionais, incluindo académicos internacionais terão a oportunidade de proceder à troca de conhecimento e de experiência para delinear os principais mecanismos através dos quais o ensino superior poderá apoiar o desenvolvimento económico do país.
O evento examinará em dois dias de trabalho duas questões:
-
Exemplo de projectos típicos com inovação. Atender assuntos sobre energia e que Competências no “Educação Superior para a “Inovação” devem apoiar o desenvolvimento económico” e cidadão.
-
A universidade parceira multissectorial para apoiar a transição verde e digital nos sectores económicos principais.
A moderação dos paneis colocará o foco na interacção entre a plateia e os paneis expositores para trazer um plano que complemente o plano estratégico da universidade com actividades e resultados tangíveis o fórum deve ter como resultado a obtenção de uma declaração de como:
-
As Universidades irão ser mais responsáveis na formulação de parcerias com sector privado nacional, e instituições internacionais colocando o conhecimento e a inovação na atenção do desenvolvimento nacional.
-
A academia necessita ser mais responsável de produzir curriculum pratico com interacção com outros sectores de educação e outros sectores com impacto nas soluções.
-
Como a USTP propõe se relacionar com o ecossistema nacional e internacional.
A academia necessita de ser responsável pela produção de curriculum pratico com interacção com outros sectores de educação e outros com impacto nas soluções dos problemas.
Um segundo dia examinará como o ensino superior está apoiando as faculdades para oferecer uma educação superior que promova habilidades de inovação por meio da formação inicial de professores e do desenvolvimento.
O Papel do Ensino Superior e as Universidades no apoio ao desenvolvimento da Inovação como suporte ao desenvolvimento. Intercambio Internacional de Conhecimento.
Data: 20 de Junho 2023
09:00 – 09:45
Cerimónia de abertura
Apresentação de boas-vindas: Professora Maria Nazaré de Ceita, Pró-reitora para a Cooperação Empreendedorismo e Inovação Universidade de São Tome e Príncipe.
Plano estratégico da USTP, Metas nas questões de empreendedorismo e inovação: Intervenção do Magnífico Reitor. Professor Peregrino Costa.
Desafio de Educação em São Tome e Príncipe tornar educação pratica e profissional num pilar de suporte ao desenvolvimento do capital humano nacional. Dra. Isabel Abreu, Ministra de Educação Cultura e Ciência
Mensagem do Presidente da República: Eng.º Carlos Manuel Vila Nova.
10:00 – 10:25
Documentário MECC “Desafios da Educação em São Tome e Príncipe”.
10:40
Pausa-café
11:00 – 11:15
Contextualização da Conferência: Momento actual Internacional e Nacional, necessidade académica de Inovar e Empreender
Moderadores: Professores Maribel Mendoça e Nujoma Quaresma
Sessão 1 – Impacto da energia no quotidiano das nossas vidas. Que fazer? Como fazer? As mudanças Climáticas
O IMPERATIVO DA INOVAÇÃO: Desenvolvimento de competências empreendedoras e da inovação são transições necessárias nestes sectores e na educação.
11:15 – 12:45
Apresentação: “Incentivar curiosidade, o espírito de aventura e a experiência dos académicos para inovar nas soluções que a nação precisa e nos campos que devem ser atendidos.
Produção de Biodiesel a partir das Oleaginosas de São Tome e Príncipe.
Dra. Sulisa Signo Bom Jesus Quaresma
Ensino Académico versus sector energia em S. Tomé e Príncipe
Gabriel Lima Maquengo
Moderador: Prof Manuel Penhor
Debate
12:45
Fim do primeiro dia
Data: 21 de Junho 2023
Sessão 2 – Ensino Superior, Currículo Empreendedor para a Transformação Económica. Importância de Integrar desde já a transição digital na universidade de São Tome e Príncipe.
8:30 – 9:30
Empreendedorismo – Transformação Económica – Cidadania: Professor Jacinto Jardim, Docente e Investigador da Universidade Aberta Porto. Director do Gabinete Empreende e Co-coordenador do Centro de Estudos Globais. Universidade Aberta do Porto.
A tecnologia avança em prol do desenvolvimento, devemos incorporar no nosso modo de vida a fase digital para progredir, exemplos do que o sector empresarial pode inovar. Incorporar a transição Digital na agenda do ensino superior. Eng.º Constâncio Andrade, INIC.
Moderador: Professor Lúcio Carvalho
Sessão 3 – O Ensino Superior está preparado para os desafios futuros? Ferramentas do Ensino Superior na Universidade para impulsionar a inovação e promover o Empreendedorismo para a Transformação Económica. O valor e papel do trabalho em redes no contexto actual.
9:40 – 10:40
O HEInnovate, ferramenta de auto-reflexão para Instituições de Ensino Superior na exploração do seu potencial inovador. Dra. Barbara Coelho Universidade de Aveiro
Excentricidades da educação Empreendedora; Como a Universidade pode contribuir para a Educação Empreendedora. Professor Fernando Dolabela. Universidade Belo Horizonte – Brasil
Debate: Perguntas do público
Moderador: Professor Miclay Carvalho
10:40
Pausa café
Sessão 4 – Posição de São Tome e Príncipe na relação com o Meio Ambiente, Mudanças Climáticas. Relação curricular do Ensino Superior e a mudança climática em estruturas curriculares.
11:00 – 12:15
Água e sociedade, Impacto das alterações climáticas nos recursos hídricos, Dra. Dudene Lima
Florestas, o empregador silencioso. Meyer António Direcção Geral do Ambiente Recuperação paisagística nas Indústrias extractivas. Kassi Costa
Desafios do Ensino Superior, Plano estratégico USTP Necessidade do Currículo Empreendedor, relação perfil de saída, empregabilidade e academia na atenção nas áreas nacionais sectores energia, ambiente e transição digital.
Professora Nazaré Ceita, Pro-reitora Empreendedorismo e Inovação USTP e Universidades Privadas.
Momento Cultural
Debate: Perguntas do público
Moderador: Dr. Leandro Lavres
12:15 – 12.45
Considerações finais, leitura da declaração do I Fórum Universitário e votação de acordo e próximos passos, em Plenário
Conclusões, indicações
Moderadora: Professora Maribel Mendonça
12:45 – 13:00
Fim dos trabalhos